Comer, relembrar e estampar

Kitschen Exhibition was featured in this week’s O Tempo newspaper.

Read the full article [in Portuguese only]

Comer, relembrar e estampar

Designer gráfica subverte a função dos prints e estampa o ato de comer

Uma estampa por dia. Foi essa a receita da designer Ana Luiza Gomes para não cair no tédio criativo e dar formas à sua prolífica imaginação. Para isso, criou o blog “A pattern a day” – um padrão por dia em bom português; ajudou as primas a fazer o livro “Uma Vida sem Molde, Costurada à Mão”, em que a avó Josélia é a personagem principal; e vive criando prints para marcas de moda e parceiros afins. Isso sem falar nos trabalhos que desenvolve para a Grecco Design, em que integra a equipe do criativo Gustavo Grecco.

Os pratos que compõem a mostra KITSCHen, com abertura no próximo dia 3 no Restaurante 2010, em BH, são, portanto, mais uma materialização dos sonhos dessa artista que não gosta de ver o mundo liso como ela própria explica: “Sempre gostei do design de superfície, independentemente de onde esteja. Comecei a desenhar estampas em 2008 para ilustrar o livro da minha avó e, desde então, desenvolvo novos desenhos para diversos projetos”. Na exposição, que segue até dezembro, na Savassi, Ana revisita o kitsch – daí o nome KITSCHen – numa versão mais moderna. As antigas porcelanas de herança familiar são substituídas por uma coleção de pratos com estampas desenhadas à mão que também têm o compromisso de afagar a memória e o olhar.

Com curadora da arquiteta Laura Barbi, KITSCHen reúne trabalhos inéditos de ilustração e estamparia e tem os pratos suspiro, chuva e kitschen como vedetes. “A ilustração é uma forma de resgatar lembranças e antigas tradições. Quanto mais olhamos para o futuro, percebemos que o que as pessoas realmente desejam é exatamente o que elas gostavam no passado. O futuro é como nós gostaríamos de viver o passado, porém com mais eficiência e agilidade”, analisa Ana Luiza. Essa ligação afetiva com a memória é o foco principal do trabalho da designer, que busca reinterpretar o clássico e evocar valores de autenticidade e qualidade juntando pontos e colorindo formas.

Tudo sobre Ana
Ana Luiza Gomes é graduada em design gráfico pela UEMG em 2006 e foi aluna convidada do curso de comunicação visual na Fachhochschule Postdam, na Alemanha, em 2005. Já teve trabalhos expostos na 8ª e 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, entre eles a reelaboração do projeto gráfico da revista “Capricho” (Editora Abril, 2007) e o desenho tipográfico do filme “Andarilho”, de Cao Guimarães (Hardy Design, 2006).

Atualmente, faz parte da equipe de designers da Greco Design e comercializa suas estampas através do site www.anamappe.com.br. Em 2011, conclui o curso de pós-graduação em design de moda, em que desenvolve pesquisa sobre o design de superfície. Ana tem quase 28 anos, é do signo de escorpião e adora Ronaldo Fraga.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s