Valise: Londres – Top3 Mercados de rua

Há quase um ano não apareço por aqui para contar por onde anda a minha Valise. Peço desculpas pelo meu sumiço mas, confesso que, apesar dela não ter ficado guardada esse tempo todo, muita coisa aconteceu nesse período! É que eu juntei minha valise e ela agora mora no armário junto com a sua outra metade. Ela tem viajado mais a trabalho do que qualquer outra coisa! O que, por um lado, é bom – viajar é sempre bom – mas, por outro, acaba sobrando pouco tempo para explorar… Fica aqui registrado que depois dessa série especial de posts em que levo apenas minha bolsa, em breve, postarei sobre um dos lugares mais incríveis e surpreendentes que minha valise conheceu nos últimos tempos: a Turquia. Pois bem, como vivo em Londres desde 2008 e como 2012 é ano de Jogos Olímpicos, achei que seria legal eu manter minha valise guardada por mais esse tempo e aproveitar para dividir com vocês uma série de ‘top 3’ Londres. O primeiro post será sobre mercados de rua. Então prepare sua valise e vamos lá!

1. Columbia Road Flower Market

Os vendedores gritam as ofertas do dia!

Disparado meu mercado predileto, se eu pudesse morava lá! Tudo bem que sou suspeita porque amo plantas e flores… mas esse mercado é minha visão de paraíso, versão domingo matinal. O mercado mesmo é só de flores e acontece até as 2 da tarde mas a rua é incrível, cheia de lojas de design, galerias de arte, roupas, tecidos, antiguidades e outras coisas lindas, veja lista completa aqui.

Tem flores para todos os gostos: fuschia, hortência e margarida

E plantas para o jardim

Não deixe de visitar a Ryantown do designer Rob Ryan com seus desenhos recortados em plotter de recorte e saia de lá com pelo menos um cartãozinho; a Vintage Heaven & Cakehole, loja de potes de chá, café e xícaras vintage com um “tea room” no fundo, as lojinhas e o mercadinho de pulgas na Ezra Street e procure também uma lojinha de roupas vintage que fica dentro de um pátio todo florido que é uma graça! Se você for do tipo que gosta de uma comida italiana, vá na Campania Gastronomica, com seus sanduíches, saladas e massas ou então tome uma pint e coma o tradicional “Sunday Roast” no pub Royal Oak. Gostou? Então faça como eu e encomende essa gravura do artista VIC LEE!

Funcionamento: aos domingos até as 2pm

2. Borough Market

Barraquinha de sucos naturais

Primeiro mercado que visitei quando vim morar em Londres e desde então volto sempre que tenho um tempinho, seja para comprar ingredientes incríveis para minhas receitas culinárias ou para um bom almoço estilo coma-em-pé-com-garfo-de-plástico. O mercado acontece embaixo dos viadutos de trem da estação da London Bridge e há quem diga que era onde os piratas vendiam seus produtos roubados. Quer saber mais? Clique aqui.

Essa floricultura é um espetáculo!

Hoje em dia são várias barraquinhas vendendo desde delícias como turkish delights, brownies, queijos e frios até comidas típicas de rua como paella, currys, hamburguers, sanduíches e racletes e também estandes especializados em cervejas, açougues, verduras etc Como todo bom mercado, se aparecer no finalzinho, periga sair de lá com sanduíches na mão de presente, já que os vendedores precisam deixar tudo organizado para o próximo dia.

No outono não faltam as abóboras de todos os tipos e cores

Hamburguer e cachorro quente também não falta!

Funcionamento: Quintas 11-17h, Sexta 12-18h e Sábados de 8-17h.

3. Broadway Market

Não deixe de sentar em um dos cafés e ver o movimento

Este mercado é muito bacana. Sempre aos sábados, é um apanhado de comidas, flores, roupas vintage e acessórios numa rua repleta de pubs e restaurantes bacanas. Em uma extremidade fica o Regent’s Canal, que atravessa Londres e é perfeito para caminhadas e passeios de bicicleta e na outra o parque London Fields, onde, em um dia de sol, parece até que você está em Ipanema, todo mundo de biquini tomando sol e jogando frisbee. Se você estiver animado pode até dar uma nadadinha no London Field’s Lido, que é uma piscina pública que fica dentro do parque.

Não deixe de visitar o “The Dove Freehouse” e comer um “pint” de batatas fritas e escolher entre o enorme menu de cervejas e ales. Vá com dinheiro vivo na mão, pois há várias barraquinhas de roupas vintage e comidas incríveis!

Funcionamento: Sábados de 9-16h.

Outros mercados bacanas:

http://www.hackney.gov.uk/ridley-road-market.htm http://www.visitbricklane.org/ http://www.brixtonmarket.net/ http://www.portobellomarket.org/

[fotos: Laura Barbi]

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s