Valise: NY NY

Esse mês, minha Valise atravessa o Oceano Atlântico e chega a Nova Iorque! Fundada pelos colonizadores Holandeses em 1624, Nova Iorque era então conhecida como Nova Amsterdam. Em 1664, a cidade passou a ser controlada pela Inglaterra e foi renomeada como “New York” depois que o Rei Charles II concedeu as terras para seu irmão, o Duque de York.

Chrysler Building

Foi com a intenção de desbravar um pouco mais esta cidade, que passei 10 ótimos dias passeando por Manhattan, Brooklyn e Queens na companhia de queridos amigos que me acolheram e me contaram seus lugares preferidos. Nada melhor, não é?

BROOKLYN

Fiquei hospedada no Brooklyn e é por esse bairro que começo meu pequeno roteiro. Brooklyn é a região mais efervescente de NY, com várias lojas e bares descolados. Comece passeando por D.U.M.B.O, área localizada à beira do Rio Hudson entre  Manhattan Bridge e Brooklyn Bridge, cheia de galerias, lojas de disco e objetos de design, livrarias e restaurantes.

Brooklyn Bridge

O site http://dumbonyc.com/ dá dicas de feiras e eventos que acontecem por lá. Pare para almoçar no Rice, restaurante que oferece pratos inspirados na culinária internacional onde o arroz está sempre presente e preste atenção nas 4 estrelas recebidas pelo Zagat, que, segundo o Wall Street Journal, é a bíblia gastronômica dos guias!  Não deixe de passear pelo Prospect Park e depois dê uma volta em Williamsburg mas, vá com tempo, pois lá está o melhor brechó da cidade, o Beacon’s Closet. Nos primeiros sábados de cada mês o Brooklyn Museum oferece uma programação especial incluindo uma festa super bacana a noite e o melhor é de graça!

MANHATTAN

Nova Iorque tem tanta coisa para fazer que fica até difícil resumir minha dicas em uma só valise mas, se você quer fugir das compras e fazer um passeio diferente, alugue uma bicicleta e veja o Central Park com outros olhos.

Central Park

Depois, pegue a Manhattan Waterfront Greenway na altura da 83rd Street e pedale pela ciclovia até a 4th Street cruzando o bairro de Chelsea com seu circuito de galerias e lojas. Suba no High Line Park e ache uma espreguiçadeira para descansar.

Espreguiçadeiras no High Line Park

Para os que são apaixonados por desenho e culinária como eu (confesso que hoje em dia cozinho mais do que desenho!), não poderia deixar de falar das lojas Pearl PaintWhole Foods e Dean & DeLuca.

A primeira é o paraíso dos pinceis, tintas, canetinhas, lápis de cor, papéis… minha primeira visita foi aos 16 anos e desde então sonho em ter uma loja assim no Brasil. Lozalizada em Chinatown onde se tem os melhores restaurantes chineses do mundo! Experimente os “Dim Sums” que é a versão Cantonesa  dos tapas Espanhóis onde se tem uma variedade de bolinhos, rolinhos e outras delícias servidas em pequenas porções.

Muro de avisos em Chinatown

A segunda é uma descoberta recente que impressiona pela qualidade dos produtos disponíveis, que vão desde frutas e legumes frescos da temporada até comidas prontas que dão água na boca!

Vegetais na Whole Foods

Dean & Deluca

E a terceira é uma cafeteria meio delicatessen onde tudo é lindo e onde a Felicitytrabalhava (quem não se lembra daquele seriado do início dos anos 2000?!).

Fachada do New Museum. No verão o terraço do último andar fica aberto para visitação.

É claro que ninguém deve se esquecer de visitar os principais museus da cidade como oMoMAWhitney MuseumNew MuseumDesign MuseumMetropolitan Museum e o Guggenheim.

Detalhe das luminárias no Whitney Museum

Normalmente, os museus abrem até mais tarde às quintas ou sextas. Confira no site os horários de abertura e já garanta seu ingresso, pois as filas são enormes.

QUEENS

No Queens, a visita ao PS1 Moma é imperdível.

Seguramente um dos museus mais legais que eu visitei nos últimos anos.P.S.1 Moma

BEACON

Mas se você tiver um tempo a mais vá de trem até o museu de arte contemporânea Dia Beacon que fica a uma hora de NY saindo da estação de Grand Central. Mas se você não tiver um dia livre dê uma passadinha no The New York Room que também faz parte da Fundação Dia, vale a pena!

Dia Beacon, o Inhotim dos EUA

Espero que vocês tenham gostado das minhas dicas para NY! Quem sabe no futuro não faço uma segunda edição sobre a “Grande Maçã”, afinal é difícil resumir tudo que esta cidade oferece em uma só coluna. Bon Voyage e até o próximo destino!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s