Valise: Amsterdam

Ano passado a Ana lançou a pergunta: “qual foi o melhor presente de 2010 para você?”. Lá fui eu falar sobre minhas andanças pelo mundo.

Daí veio a idéia de se fazer uma colaboração para o blog e escrever sobre minhas viagens. Na verdade tenho feito isso desde que me mudei pra Londres, em 2008, enviando fotos e dicas aos amigos. Agora vou compartilhar com vocês!

Campo de tulipas

AMSTERDAM

O primeiro destino é Amsterdam, ou “Veneza do Norte” devidos os inúmeros canais que permeeiam a cidade. Conhecida por ser liberal com seus coffeeshops e redlight district, Amsterdam é cheia de museus, galerias e lugares bacanas pra visitar.

Bicicletas e canais

Quando viajo gosto mesmo é de “morar” em cada cidade, mesmo que só por alguns dias. Ficar andando meio sem rumo e hora pra chegar. O bom disso é que a cada esquina vem uma surpresa e acabo descobrindo lugares que não estão nos guias e que viram meu roteiro – ou melhor: nosso!

Amsterdam é o lugar perfeito para isso. Primeiro porque são tantos canais que você acaba se perdendo mesmo, então é bom sempre andar com um mapinha na mão.

A região chamada de “De 9 Straatjes” ou 9 ruas é um aglomerado de restaurantes, cafés, lojinhas e restaurantes. Dá pra comprar as frutas da estação em mercadinhos e delicatessens. Mas o que mais chama a atenção são os antiquátios de lustres e abajours.

Frozen Fountain

Um pouco ao norte das “9 Ruas”  tem, na região de Joordan lojas especializadas como aSimon Levelt que vende chás e cafés. A loja Frozen Fountain é outra parada imperdível. Objetos, acessórios e móveis de designers como Piet Hein EekJurgen BeyMarcel WandersIneke HansHella JongeriusStudio Job e Claudy Jongstra.

Droog

Outra loja bacana de decoração e design de produto hiper conceitual é a DROOG – paraíso!

Proef

Vale visitar também o Proef (sobre o qual já falei aqui no blog) estúdio de ” Food Design” com um restaurante que fica aberto de terça a domingo a partir das 2hs da madrugada!

Mercado de flores

O mercado das flores é obrigatório para ver a variedade de tulipas. Tem que comprar pelo menos um bouquet! Se você der sorte de viajar no início da primavera pode visitar os campos de tulipas em Lisse. A intensidade das cores é impressionante.

Café na beira de um canal

Depois de dar um rolé de bike vale a pena parar em um bar a beira do canal para descansar e tomar uma cervejinha ;]

Stedelijk Museum


Para ver exposições vá ao Foam (fotografia), ao Stedelijk (arte contemporânea) e ao Museu Van Gogh com um acervo de mais de 200 obras do artista. A dica é comprar o ingresso pela internet para não perder tempo nas filas enormes.

Parte loja de antiguidades, parte coffe shop no Samenentereng tudo está a venda, você senta e toma um café enquanto gatos passeiam por entre as quinquilharias.

Sugarballs

A cidade é cheia de traillers de “ oliebollen ” ou ” sugar balls” – bolinhos de chuva gigantes servido com açúcar de confeiteiro ou passas.

Bon Voyage!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s