Kitschen

EXHIBITION CURATOR
BELO HORIZONTE, BRAZIL | 2012

This slideshow requires JavaScript.

Mostra que reúne trabalhos inéditos de ilustração e estamparia da designer Ana Luiza Gomes, autora do blog A Pattern a Day.

A convite de Juliana Myrrha e Deborah Lachini, Ana revisita o kitsch numa versão mais moderna: no lugar das antigas porcelanas de herança familiar, ela cria uma coleção de pratos com estampas exclusivas desenhadas à mão.  

A exposição Kitschen revisita a antiga tradição de garimpar preciosidades e colecioná-las como enfeites para a casa. Da mesa para a parede do restaurante 2010, as porcelanas da designer dão todo o charme à decoração de ambientes.

 

Ana começou a desenvolver suas estampas em 2008 para ilustrar o livro “Uma vida sem molde, costurada à mão” que narra a trajetória de vida de sua avó, sua grande fonte de inspiração. Desde então, vem desenhando suas memórias em paredes, tecidos e objetos.
Para Ana, a ilustração é uma forma de resgatar lembranças e antigas tradições.  Quanto mais olhamos para o futuro, percebemos que o que as pessoas realmente desejam é exatamente o que elas gostavam no passado. O futuro é como nós gostaríamos de viver o passado, porém com mais eficiência e agilidade. Esta ligação afetiva com a memória é o foco principal do trabalho da designer, que busca reinterpretar o clássico e evocar valores de autenticidade e qualidade. Suas porcelanas atualizam a nostalgia da infância e colorem ambientes.
Leia a matéria sobre a exposição Kitschen no jornal O Tempo.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s